QUEM SOU EU

AGRADECEMOS A SUA VISITA, VOLTE SEMPRE!
A Representação de Ensino Zona Sul de Porto Velho, foi criada com base no Parágrafo 2º do Art. 56 da Lei Complementar Nº 549, de 28/12/2009, onde as escolas da jurisdição de Porto Velho foram divididas em 3 (três) Representações de Ensino, ficando assim definidas em Centro – Zona Sul e Leste. A Representação de Ensino da Zona Sul de Porto Velho, atende atualmente 22.399 ( vinte e dois mil trezentos e noventa e nove) alunos, distribuídos em 26 escolas nos níveis Fundamental e Médio e nas modalidades ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos, bem como a Educação Especial e Ensino Médio do Campo.

20 de julho - Dia do Amigo

domingo, 12 de setembro de 2010

Alunos são conscientizados a valorizar a vida e manter-se longe das drogas






09/Jul/10 - 16h59min

               Setenta alunos da Zona Sul de Porto Velho recebem certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A certificação entregue aos estudantes da quinta série da Escola Estadual Sebastiana Lima de Oliveira na última quinta-feira (7) é o compromisso das crianças em valorizar a vida e manter-se longe das drogas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar em diversas escolas estaduais.
                A iniciativa é criar uma rede protetiva, a Escola, a Família e a Polícia, contra as drogas, bem como contra as atitudes que geram violência. O programa que durou quase quatro meses apresentou atividades interativas e explicações sobre as drogas (licitas e ilícitas) e os problemas que causa no homem e na sociedade. As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.
                A representante de ensino da Zona Sul/Seduc, Elcilene Neves, destacou a importância do projeto na formação cidadã dos alunos. “Os resultados são satisfatórios e cria uma parceria entre Policia Militar, Escola e Família para ajudar os alunos ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal [as drogas]” disse.
                  Os instrutores do Proerd são policiais militares fardados que desenvolvem os conteúdos inerentes ao programa e contam com o apoio dos professores. A equipe coordenadora do Proerd acredita que o programa proporciona às crianças a oportunidade de conhecer a temática abordada no curso e usá-la para tomar decisões sábias e saudáveis, além de evitar o contato com o mundo obscuro das drogas. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
                O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
                Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em Rondônia e vários outros Estados brasileiros.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Rafael Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário