QUEM SOU EU

AGRADECEMOS A SUA VISITA, VOLTE SEMPRE!
A Representação de Ensino Zona Sul de Porto Velho, foi criada com base no Parágrafo 2º do Art. 56 da Lei Complementar Nº 549, de 28/12/2009, onde as escolas da jurisdição de Porto Velho foram divididas em 3 (três) Representações de Ensino, ficando assim definidas em Centro – Zona Sul e Leste. A Representação de Ensino da Zona Sul de Porto Velho, atende atualmente 22.399 ( vinte e dois mil trezentos e noventa e nove) alunos, distribuídos em 26 escolas nos níveis Fundamental e Médio e nas modalidades ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos, bem como a Educação Especial e Ensino Médio do Campo.

20 de julho - Dia do Amigo

domingo, 12 de setembro de 2010




 Festa da família integra a comunidade da Escola Estudo e Trabalho






13/Jul/10 - 10h16min

                  A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho realizou no último final de semana a Festa da Família com o tema A Família Mais Perto de Nós, visando fortalecer a integração da comunidade com a escola.
                 O evento iniciou às 08h00min horas e foi aberto para toda a comunidade com o objetivo de levar a família para a escola para que os pais pudessem participar da vida escolar dos filhos,  através da realização de atividades voltadas para a realidade e bem estar de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem em forma de palestras, oficinas, esporte, teatros e trabalhos de resgate a auto-estima.
               O objetivo da equipe gestora foi envolver pelo menos 85% das famílias da comunidade escolar na realização do projeto que atendeu cerca de 400 pessoas durante todo o evento.  Ao final das atividades a equipe escolar se reuniu para discutir o ponto alto dos trabalhos que foram realizados, e com isso verificar as melhorias para a festa do próximo ano.
Segundo a direção da escola a escola precisa estabelecer uma parceria consistente com a família, visando entre outras coisas o fortalecimento da educação e qualidade no ensino. “A família na escola garante a motivação de estudo e o bom comportamento do aluno no seu convívio na relação aluno/aluno e aluno/professor”, afirma a diretora Vânia Normando.
                Através de projetos como esse a escola percebe que a família precisa entender que educar nos dias de atuais no mundo globalizado torna-se uma tarefa difícil e é necessária uma mudança resgatando a autoridade que é a família, “Os pais precisam ser exemplo para os filhos para que estes tenham orgulho deles, na realidade atual percebemos que alguns pais têm transferido a tarefa de educar para a escola, e esse projeto pretende romper esse paradigma, porque não basta à escola ser atrativa, com bons professores capacitados e motivados se as famílias não cumprirem o seu papel constitucional na formação de seus filhos”, acrescenta a diretora.
               Os professores acreditam que mantendo essa relação entre a família e a escola, ajuda a desenvolver um currículo mais adequado a realidade do aluno, onde o dialogo entre as partes possa ocorrer de forma afetiva para a relevância dos saberes, pois sem a família na escola não existe uma educação produtiva.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves





Alunos são conscientizados a valorizar a vida e manter-se longe das drogas






09/Jul/10 - 16h59min

               Setenta alunos da Zona Sul de Porto Velho recebem certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A certificação entregue aos estudantes da quinta série da Escola Estadual Sebastiana Lima de Oliveira na última quinta-feira (7) é o compromisso das crianças em valorizar a vida e manter-se longe das drogas. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Polícia Militar em diversas escolas estaduais.
                A iniciativa é criar uma rede protetiva, a Escola, a Família e a Polícia, contra as drogas, bem como contra as atitudes que geram violência. O programa que durou quase quatro meses apresentou atividades interativas e explicações sobre as drogas (licitas e ilícitas) e os problemas que causa no homem e na sociedade. As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a auto-estima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de auto-controle e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas.
                A representante de ensino da Zona Sul/Seduc, Elcilene Neves, destacou a importância do projeto na formação cidadã dos alunos. “Os resultados são satisfatórios e cria uma parceria entre Policia Militar, Escola e Família para ajudar os alunos ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal [as drogas]” disse.
                  Os instrutores do Proerd são policiais militares fardados que desenvolvem os conteúdos inerentes ao programa e contam com o apoio dos professores. A equipe coordenadora do Proerd acredita que o programa proporciona às crianças a oportunidade de conhecer a temática abordada no curso e usá-la para tomar decisões sábias e saudáveis, além de evitar o contato com o mundo obscuro das drogas. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental.
                O Proerd começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
                Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em Rondônia e vários outros Estados brasileiros.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Rafael Abreu

Escola Estudo e Trabalho realiza a Festa da Família neste final de semana






09/Julho/10 - 10h42min

                 No dia 10 (sábado) a Escola Estadual de Ensino Fundamental e                     Médio Estudo e trabalho realizará a Festa da Família que terá inicio às 8:00 horas com término às 12:00 horas. O evento é organizado por toda a equipe da escola é aberto para toda a comunidade e conta com a participação dos pais e alunos.
               Segunda a supervisora do Ensino Fundamental Edeli Nogueira, a Festa da Família faz parte do calendário anual da escola que acontece todos os anos, “Este ano a festa está mais elaborada, a festa tem a participação de toda a equipe e nós estamos trabalhando na organização para que seja melhor que nos anos anteriores, contamos com a presença dos pais dos alunos e também da comunidade para engrandecer nosso evento”, disse a supervisora.
               O evento será realizado nas dependências da escola e tem como objetivo de inserir a comunidade nas atividades que a mesma realiza, através das apresentações que serão realizadas pelos alunos como teatro,dança entre outras atrações. Os convidados também poderão assistir às palestras que serão realizadas pelos órgãos governamentais, como o Tribunal Regional do trabalha que falará sobre O Voto Consciente, o Tribunal de Justiça com o tema Violência Sexual e Pequeno Infrator entre outras.
               No decorrer da festa terá os stands com oficinas que estarão realizando os procedimentos de beleza como depilação, manicure, maquiagem, corte de cabelo e demais tratamentos especializados para os participantes.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves




Escola Estudo e Trabalho promove curso de relações interpessoais para funcionários






08/Jul/10 - 17h53min


               Um simples bom dia ao chegar ao trabalho pode tornar a relação entre os funcionários mais harmoniosa. A generosidade, o respeito, a solidariedade, a tolerância são outros pontos que podem influenciar no relacionamento profissional e promover um convívio sadio e agradável no espaço de trabalho. Foi com esse objetivo que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho realizou na última quarta-feira (7) curso de Relações Interpessoais para 51 funcionários e outros convidados.
                  “Há uma necessidade de melhorar a autoestima dos professores e funcionários, isso ajuda a ampliar o conhecimento sobre o grupo e equipe a lidar com os conflitos pessoais”, disse a representante de Ensino da Zona Sul de Porto Velho, Elcilene Neves de Araujo.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Lucilene Marques Schittini que abordou o elemento humano, os fatores de percepção interna, motivação, personalidade, autoconhecimento, Inteligência emocional e comunicação. De acordo com a diretora da escola, Vânia Souza, uma próxima etapa do curso de relações interpessoais será realizada com os alunos. “Hoje é preciso ter essa visão de coletividade, o bem-estar de todos”, disse ela.





Feira do Empreendedorismo movimenta Escola Estudo e Trabalho






07/Jul/10 - 09h54min


               No último sábado (03), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, realizou a feira do empreendedorismo que teve inicio às 16h00min horas tendo continuidade até as 22h00min horas. O evento foi promovido pelos alunos do ensino e fundamental do 9º ano e do ensino médio, a feira foi a aberta ao público e teve a participação de todo corpo docente.
               A Feira do Empreendedorismo é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que acontece anualmente nas escolas que aderiram ao projeto. A escola Estudo e Trabalho iniciaram esse projeto no ano de 2003. Segundo o coordenador, o professor Reinaldo Moschini, que ministra as aulas de Educação do Consumidor, “A feira possibilita aos alunos colocarem em prática aquilo que aprendem em sala de aula, além disso, foi um evento aberto à comunidade onde os mesmo puderam exibir seus trabalhos com o incentivo dos professores através dos stands que foram montados pelos próprios alunos que criaram e gerenciaram um negócio em busca de lucros”, disse o professor.
               Os stands da feira mostraram temas diversificados como sorveteria, danceteria entre outros modelos de empresas. De acordo com a diretora Vânia de Souza, “Os alunos puderam exercitar o seu lado empreendedor através desse projeto, e isso auxilia também no processo educacional, pois é um incentivo para eles poderem expandir o seu conhecimento”, disse a diretora.
O que é ser empreendedor:
               É aquele indivíduo que detém uma forma inovadora de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos ou serviços, gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado no cenário econômico para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia. O empreendedor deve reunir algumas características como:
Ø  Estar sempre à busca de oportunidades
Ø  Iniciativa
Ø  Persistência
Ø  Comprometimento
Ø  Exigência de qualidade e eficiência
Ø  Correr riscos calculados
Ø  Saber estabelecer metas
Ø  Buscar informações
Ø  Planejar e monitorar sistematicamente
Ø  Capacidade de persuasão e de formar rede contatos
Ø  Independência e autoconfiança



Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves

Festas Juninas movimentam escolas estaduais no final de semana






06/Julho/10 - 13h16min

               Em decorrência das festividades juninas mais duas escolas realizaram neste final de semana os tradicionais arraias, com apresentações de quadrilhas, comidas típicas e outras atrações para a comunidade.
Arraial do Dudu:
              A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Eduardo Lima e Silva realizou na última sexta feira (02), nas dependências da escola, o “Arraial do Dudu”, a festividade teve inicio às 19:00 horas e contou com a participação de todo o corpo docente da escola  no preparo da festa. A comunidade pode prestigiar a festa e além de assistirem as apresentações e outros atrativos da festa saborearam as tradicionais comidas típicas. Os alunos também realizaram atividades interativas como gincanas o evento teve como objetivo principal o resgate e a valorização da cultura regional.
               Para prestigiar a festa representando a secretária de Estado da Educação (SEDUC), esteve presente a chefe de seção pedagógica da Representação de ensino da zona sul, Ivaneide de Souza que parabenizou a direção da escola, “Foi muito bonito o arraial, a escola está de parabéns pela iniciativa de estar doando o dinheiro arrecadado em uma das barracas, chamada barraca de objetos confeccionados com materiais reciclados em prol da comunidade da Vila Princesa”, disse Ivaneide.
               A escola também utilizou o projeto “Meio Ambiente” com o intuito de sensibilizar a todos para a utilização de materiais recicláveis e conservar o meio ambiente, através de uma barraca que apresentou os objetos confeccionados pelos alunos.
Arraiá do Murilão:
              Dando continuidade as festividades juninas, a escola Murilo Braga também realizou a sua festa, o “Arraia do Murilão”, que aconteceu no sábado (03), nas dependências da escola. A festa foi o resultado dos trabalhos da comunidade escolar juntamente com a equipe gestora, professores, pais e alunos um evento onde todos os envolvidos tiveram a oportunidade de expressar seus valores culturais através das danças tradicionais, comidas típicas, crenças e valores culturais.
               A Representante de Ensino do Centro prestigiou o evento da escola Murilo Braga e parabenizou a diretora, Marlene Barbosa e a vice-diretora Luíza da Silva pela organização da festa ressaltando o empenho de toda a equipe na ornamentação e apresentação da mesma.
 


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves


 

Alunos especiais participam de arraial em Porto Velho






05/Julho/10 - 09h40min


               No último sábado, os alunos da Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima (mais conhecida como CENE) realizaram um arraial na quadra do Instituo Maria Auxiliadora em Porto Velho. A Festa Junina foi organizada e executada tendo como base a frase de Eduardo Galeano: “Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é tão vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal: respeita a outra pessoa e aprende com o outro. A maioria de nós tem muito o que aprender com as outras pessoas”.
               De acordo com a diretora da escola a Professora Maria do Socorro Magalhães  os alunos estavam ensaiando para se apresentar na festa junina desde o mês de maio. “Eles se preparam muito para este grande dia e é por isso está festa está sendo um sucesso”, disse a diretora.
              A abertura do evento foi realizada por um grupo de alunos da escola, caracterizados de jogadores, carregando a bandeira do Brasil. Esse momento foi contagiante, pais, alunos, professores e a comunidades aplaudiram intensamente a apresentação. 
              No decorrer da festa várias apresentações empolgaram o público como a dança ao som da música junina “Cai, cai balão”; da música “O balão vai subindo”; dança do carimbo; estilo country; concurso da melhor imitação do Michael Jackson; eleição do rei e da rainha da festa; dança do forrobodó; apresentação da quadrilha infantil e adulto. 
               Durante o arraial a coordenadora do curso de confecção de bijuterias, Ana Lúcia Cardoso montou uma exposição com peças confeccionadas pelos alunos.
               O momento mais esperado da festa foi à apresentação da quadrilha formada por pais, alunos, professores, funcionários e demais convidados que estiveram no evento, onde os mesmos foram convidados a se unirem e formarem uma grande quadrilha. Neste momento foi possível observar a alegria e satisfação de cada aluno em está dançando juntamente com os seus pais e professores.
               A representante de Ensino da Zona Sul, professora Elcilene Neves, esteve presente no evento, representando a Secretaria de Estado da Educação, onde a mesma parabenizou todos os envolvidos na organização do arraial. “o sucesso da festa só foi possível graças a Deus e a dedicação e comprometimento de cada pessoa envolvida no evento. Estão todos de parabéns pela organização”, parabenizou a representante de ensino da Zona Sul. 
              O Arraial foi marcado por muita organização, alegria, comidas típicas e descontração. 
              A equipe gestora da escola aproveitou a oportunidade para divulgar a escola através de panfletos expostos na mesa de cada família, de forma que a comunidade ali presente pudesse ter um conhecimento mais preciso sobre a escola.
              A professora Elcilene informou ainda que quem quiser conhecer melhor a escola pode acessar o blog: www.cene-especial.blogspot.com, ou fazer uma visita: Rua Rio machado, nº 350, Triângulo, telefone; 3216-5919.
   História do CENE
             A Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima foi criada em 1981,  o nome objetiva homenagear o professor Abnael. A escola é conhecida como CENE, porque anteriormente trabalhava como Centro Especializado.
               A escola é uma Instituição Estadual, mantida pelo Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação para atendimento de alunos especiais. 
              O CENE funciona há 29 anos atendendo em média 200 alunos com deficiência Auditiva, Surdos, Visual, Mental e Múltipla.
               O quadro de professores é formado por professores especialistas em educação especial, trabalhando com a escolarização, oficina pedagógica, educação física, sala de recurso, orientação básica.




Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Cristiane Cruz




Seduc realiza a escolha dos livros didáticos para 2011 em Jacy Paraná






02/Jul/10 - 09h14min

                A secretaria Estadual de Educação (Seduc) já iniciou o processo de escolha dos livros didáticos que serão utilizados pelos alunos no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, os livros serão trabalhados nos anos de 2011, 2012 e 2013 na rede pública estadual. Ao todo 138.461 alunos de 406 escolas de Rondônia serão beneficiados com a entrega gratuita dos livros. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria de Nazaré dos Santos localizada no distrito de Jacy Paraná, realizou no mês passado a escolha dos livros didáticos dos seus alunos.
                Os professores e a diretora Zelinda Aparecida, foram escolhidos para fazer a seleção dos livros, o encontro contou com a presença da representante de ensino da zona sul de Porto Velho, Elcilene Neves, e da chefe da seção pedagógica a senhora Ivaneide de Souza. Para realizar a escolha dos livros didáticos, os professores iniciaram um processo com base no Guia do Livro Didático, onde fizeram a analise e escolha criteriosa das obras que serão utilizadas no próximo ano letivo.
                A representante de ensino da zona sul, parabeniza a cada professor da escola e lembra que, “Toda a escolha do livro didático tem que se levar em consideração o projeto pedagógico da sua escola”, disse Elcilene 

Como escolher

                A escolha é feita pela Internet. Através de uma senha previamente enviada pelo FNDE às escolas, os professores fazem a escolha on line em aplicativo específico para esse fim, disponível na página do FNDE. 

                Os alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano receberão um exemplar de cada livro: língua portuguesa, matemática, história, ciências e geografia. 

Guia do Livro Didático

                No ano de escolha o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) seleciona e disponibiliza para as escolas um guia contendo as obras selecionadas, a partir deste guia os professores escolhem o livro que melhor se adéqua a proposta pedagógica da escola. O guia é enviado às escolas cadastradas no Censo Escolar.  “Esta é uma das importâncias de que todas as escolas estejam cadastradas no Censo e façam o cadastro deste ano que já está aberto. E a partir desta escolha que  podemos levar benefícios para os nossos alunos e garantir uma educação cada vez melhor”, ressaltou a secretária.




Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves



Alunos do Distrito de Joana D’Arc recebem kit de material didático






02/Julho/10 - 08h48min

               Na quinta-feira (01), alunos do Ensino Médio do Distrito de Joana D’Arc pertencentes à extensão da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho receberam o kit do material didático encaminhado pelo Governo do Estado, através da  Secretaria de Estado da Educação – Seduc. 
               O material é destinado aos alunos do projeto Ensino Médio do Campo. Cada kit é composto por: livro didático, caderno grande, caneta, lápis, borracha, camiseta e boné, todos com o nome do Projeto do Ensino Médio do Campo. “Para priorizar a qualidade na educação, é preciso garantir uma boa infra-estrutura, professores qualificados, acesso e permanecia desses alunos e isso nós oferecemos. Ninguém precisa parar de estudar por falta de materiais, pois até isso nosso governo oferece”, ressaltou a secretária da Seduc Irany Freire.
Durante a visita e entrega dos materiais no distrito de Joana D’Arc foi realizada uma reunião, onde estiveram presentes os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio Regular do Projeto Ensino Médio do Campo, professores e pais.  A abertura da reunião foi realizada pela professora Nina Rocha, que apresentou aos alunos a representante de ensino e a diretora da escola Estudo e Trabalho.
               No primeiro momento a diretora Vânia Normando, agradeceu a professora Nina Rocha pelo excelente trabalho que está desenvolvendo junto aquela comunidade e especialmente a escola, e se colocou a disposição da comunidade estudantil para apoiá-los no desenvolvimento do trabalho pedagógico, administrativo e financeiro. 
               Em seguida a Professora Elcilene Neves agradeceu a presença de cada aluno. “Aqui vocês não são apenas alunos, são heróis tendo em vista que não medem esforços para chegar até a escola. A maioria mora em lugares distantes da escola e ultrapassam todas as barreiras para continuarem os seus estudos”, comentou Elcilene, que completou, “A secretária Irany Freire mandou um abraço a cada um de vocês e disse que tem trabalhado para contribuir com a melhoria da qualidade da educação no estado de Rondônia, seja em escolas do campo ou urbanas. Qualidade na educação é um dos lemas do Governo do Estado”, finalizou.
               Os alunos ficaram felizes com a atenção que a Professora Irany Freire Bento tem dado a Educação do Campo. A aluna do 1º ano do Ensino Médio Dilse Rocha enfatizou que “conhecemos o trabalho da professora Irany Freire Bento e desejo a ela sucesso nesta nova fase de trabalho e que possa exercê-lo com a mesma competência com que vem pautando o seu trabalho”.
               Os alunos em um gesto de agradecimentos escreveram várias mensagens para serem entregues a secretaria, dentre elas destacamos a mensagem da aluna Roziane da Silva Jordão que diz: “Somos inteiramente agradecidos e louvamos-te pelos esforços exercidos. Sabemos bem que lutas pelo que merecemos”.
               Estiveram presentes durante a visita e entrega dos kits a representante de ensino da Zona Sul de Porto Velho, Elcilene Neves de Araujo Ribas; a chefe da Seção Pedagógica –Ivaneide de Souza Passos e a diretora da Escola Estudo e Trabalho, professora Vânia Normando de Souza.



Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Cristiane Cruz


Seduc inaugura mais dois Laboratórios de Mesas Educacionais em Porto Velho






30/Junho/10 - 13h29min

                O Governo do Estado de Rondônia através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), inaugurou mais dois Laboratórios de Mesas Educacionais, desta vez as escolas contempladas foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Sebastião I, e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sebastiana Lima de Oliveira. As duas solenidades de entrega aconteceram na manhã desta quarta-feira (30), e contou com a presença de representantes de ensino da zona sul, zona leste, centro, e demais autoridades do âmbito educacional.
               Representando a secretária de Estado da Educação, professora Irany Freire Bento, esteve presente na Escola São Sebastião I, a Técnica da Coordenação Administrativa Pedagógica Angélica Ortiz que falou sobre a importância dos laboratórios para a escola, “A escola é de todos e temos que cuidar bem dela para que possamos usufruir melhor desse material. O desejo de todos nós da Seduc, é que vocês gostem e cuidem das mesas para poderem utilizá-las por bastante tempo, essas mesas irão auxiliar para que vocês possam aprender brincando e é muito bom ver o resultado desse trabalho, através da satisfação de vocês”, disse Angélica.
                A diretora da escola, a professora Lívia Coutinho, disse, que se sente muito feliz por ter sido uma das contempladas com o projeto, “Os alunos só ganharam com esse laboratório, é mais um recurso, e mais um benefício para toda a escola e para toda a comunidade, e nós só temos a agradecer”, afirma a diretora Lívia.
                 Com o objetivo de contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, o programa foi desenvolvido para atender desde o início até a consolidação dos processos de alfabetização e letramento.
               A Mesa Educacional Alfabeto possui três níveis de atividades, que englobam desde o processo de reconhecimento de letras e construção de palavras até o trabalho com textos. As atividades do software permitem o trabalho com fábulas, charadas, provérbios, ditos populares, trava-línguas, cantigas, animações, vídeos, além de oferecer um cadastro padrão com mais de 1800 palavras e 1100 imagens, todo o banco de dados e locução de palavras do Dicionário ‘Aurelinho’.
               De acordo com a professora Maria Ferreira, que é responsável pela sala do laboratório na escola as mesas vieram em uma boa hora, “Para a escola foi um privilégio receber o laboratório, pois ele veio para nos auxiliar no aprendizado das crianças e é um recurso a mais para nós professores, melhorando o aprendizado dos nossos alunos”, afirma a professora Maria Ferreira.
               Para a solenidade de inauguração do laboratório na Escola Sebastiana Lima de Oliveira, esteve representando a professora Irany Freire, a sub-gerente de Educação, Milva Valéria que saudou a todos na ocasião, “Desejo um excelente uso dos laboratórios, pois são muito atrativos e tenho certeza que farão a diferença no aprendizado das crianças nas escolas do nosso Estado”, disse Milva.
               A diretora Franciana Saraiva, da Escola Sebastiana esclarece que as mesas serão utilizadas por cerca de 500 alunos do 1º ao 5º ano, “Esse laboratório foi um grande investimento do governo que não mede esforços em prol da educação para um melhor desenvolvimento no ensino e aprendizado do aluno, e será de fundamental importância para nossa escola”, afirma a diretora.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Helen Esteves