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A Representação de Ensino Zona Sul de Porto Velho, foi criada com base no Parágrafo 2º do Art. 56 da Lei Complementar Nº 549, de 28/12/2009, onde as escolas da jurisdição de Porto Velho foram divididas em 3 (três) Representações de Ensino, ficando assim definidas em Centro – Zona Sul e Leste. A Representação de Ensino da Zona Sul de Porto Velho, atende atualmente 22.399 ( vinte e dois mil trezentos e noventa e nove) alunos, distribuídos em 26 escolas nos níveis Fundamental e Médio e nas modalidades ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos, bem como a Educação Especial e Ensino Médio do Campo.

20 de julho - Dia do Amigo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MEIO AMBIENTE

A TERRA - NOSSA COMUM PEDE SOCORRO!

O que mata um jardim não e o abandono...
O que mata um jardim e esse olhar vazio
De quem por ele passa indiferente.
(Mario Quintana)
A relação entre estado e sociedade vem sendo construída com a história da própria humanidade, é o resultado dos conflitos, dos interesses, das interações e dos sonhos. Tratar dessa relação é falar sobre o poder e a vida: como se organizar e como assegurar a sobrevivência da espécie humana na nossa casa comum-A TERRA, garantindo a possibilidade viver com dignidade.
Uma breve retrospectiva da relação estado e sociedade, mostra-nos como ela moldou a história da humanidade, explodimos bombas atômicas, produzimos guerras mundiais, declaramos que todos os humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos; criamos doenças e inventamos vacinas, geramos o efeito estufa, comprometemos a biosfera, lutamos contra as mudanças do clima, excluímos dois 2/3 da humanidade, defendemos a solidariedade entre as nações, praticamos a tolerância, lutamos contra as injustiças sociais.
As interações continuam acontecendo: os conflitos de interesses e os convívios. Logo, a relação entre estado e sociedade é marcada historicamente por tudo o que construímos no agora, por nossas decisões, por nossos valores e por nossa visão de mundo.
         Construímos, também, quando respeitamos o diferente, quando não jogamos lixo na rua, quando cuidamos de nós, dos que estão a nossa volta.
Também construímos quando somos indiferentes ou omissos ou, ainda, quando estamos alheios a realidade. Quando vemos miséria, violência, corrupção, destruição do meio ambiente.
A condição de estarmos vivos exige responsabilidade e cuidado para conosco, para com o outro, com a natureza e tudo o que esta ao redor.
         A cada resposta ou omissão, definimos quem somos. A cada sim ou não, construímos essa relação. São nossas marcas deixadas na vida, nossos passos pelo chão.


          Ainda vemos nossos alunos tirando nota “10” nas provas, mas ainda assim continuam a jogar lixo na rua, no chão do ambiente escolar, atear fogo em lixo e mato indiscriminadamente, destruir trabalhos expostos ou outro tipo de ação destrutiva sem perceberem a extensão dos seus atos, sem se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem.

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