QUEM SOU EU

AGRADECEMOS A SUA VISITA, VOLTE SEMPRE!
A Representação de Ensino Zona Sul de Porto Velho, foi criada com base no Parágrafo 2º do Art. 56 da Lei Complementar Nº 549, de 28/12/2009, onde as escolas da jurisdição de Porto Velho foram divididas em 3 (três) Representações de Ensino, ficando assim definidas em Centro – Zona Sul e Leste. A Representação de Ensino da Zona Sul de Porto Velho, atende atualmente 22.399 ( vinte e dois mil trezentos e noventa e nove) alunos, distribuídos em 26 escolas nos níveis Fundamental e Médio e nas modalidades ensino Regular e Educação de Jovens e Adultos, bem como a Educação Especial e Ensino Médio do Campo.

20 de julho - Dia do Amigo

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ALUNOS EMPREENDEDORES

Posted by Picasa

Inscrições para XXV Prêmio Jovem Cientista estão abertas

03/05/2011 12:53 - Portal Brasil
          As inscrições para o XXV Prêmio Jovem Cientista, lançado oficialmente na última semana em Brasília, já estão abertas. Na segunda-feira (2), entrou no ar o site da premiação, que contém, além de informações sobre a iniciativa, o regulamento completo e a ficha de inscrição. Os candidatos poderão se inscrever até 31 de agosto pela internet ou pelos Correios.
          O tema desta edição, que comemora os 30 anos do prêmio e os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que instituiu o projeto, é Cidades Sustentáveis.
          Os estudantes de ensino médio podem pesquisar sobre ambientes sustentáveis - casa, escola, trabalho, espaços públicos; planejamento urbano e qualidade de vida; gestão das águas no meio urbano; políticas de mobilidade nas cidades; agricultura urbana; gestão de resíduos - orgânicos, inorgânicos e perigosos; e impactos das mudanças climáticas nas cidades.
         Já os pesquisadores e estudantes de nível superior poderão inscrever trabalhos relacionados a uma das seguintes linhas de pesquisa: vulnerabilidade, risco e mudanças climáticas nas cidades; urbanização, ambiente e gestão das águas urbanas; produção do espaço urbano e apropriação da natureza relacionada com a questão do solo, água, ventos e dos recursos energéticos; políticas urbana, ambiental e de saúde relacionadas com a questão do lixo; planejamento urbano, gestão e conflitos ambientais; políticas de transporte e de mobilidade nas cidades; agricultura urbana e cidade sustentável; implicações socioambientais da legislação urbana; paisagem urbana e arquitetura sustentável; e cidades em fronteiras transnacionais e gestão ambiental.
         O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Electric do Brasil (GE).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA - PARCERIA COM AS ESCOLAS

APRESENTAÇÃO



O programa Eleitor do Futuro é um marco na preparação e qualificação do eleitor do amanhã, considerando que a proposta é difundir a importância do exercício do direito de votar, entre os jovens compreendidos na faixa etária dos 10 aos 15 anos de idade, mostrando a relevância do voto e seu significado para a democracia. Além disso, discutirá com a população jovem, seu próprio papel como cidadãos e agentes de mudanças para a família, a comunidade e a sociedade na qual se encontram inseridos.

A redemocratização do país e a entrada em vigor da Constituição de 1988 influenciaram decisivamente na consolidação das instituições brasileiras, possibilitando ao povo brasileiro garantia de lisura e eficiência do processo eleitoral, sobretudo a correta apuração de votos e a diplomação e posse dos eleitos. Porém muito ainda há por realizar, porquanto sabemos quanto é desejável promover a cidadania entre a população jovem, a quem o direito ao voto é facultativo aos 16 anos de idade.

Nesse sentido, assume especial relevância o voto, como expressão legítima da vontade do eleitorado, única forma de aperfeiçoar o regime democrático. Daí a importância de um programa como este ELEITOR do Futuro, instituído com o objetivo de preparar os jovens para o exercício consciente do direito de votar.

Com a implantação do programa Eleitor do Futuro o Estado de Rondônia será incluído nessa relevante tarefa de promover cidadania entre os jovens que decidirão o futuro do país e da democracia, nos exatos termos da Carta Magna Brasileira.
 Será implantada inicialmente nas Escolas Estaduais, Municipais e particulares do Estado de Rondônia. Primeiramente na Capital, Porto Velho. Num segundo momento, nos municípios onde estão localizadas as sedes das Zonas Eleitorais neste Estado.


PROJETO ESCOLA BRASIL

Posted by Picasa

PROJETO ESCOLA BRASIL - Grupo Santander Brasil

Os principais investimentos sociais do Grupo Santander Brasil, funcionam com a adesão de um grupo de funcionários voluntários coordenados pelo Banco Santander Brasil e parceiros. Cerca de 70% do investimento social do Grupo Santander Brasil segue para área de Educação.  No município de Porto Velho a parceria com a ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JORGE VICENTE SALAZAR DOS SANTOS, a qual completa, três ano neste ano de 2011.
O Banco deseja consolidar a parceria, a atuação dos grupos de voluntários do Projeto Escola Brasil está vinculada a três âmbitos: Infraestrutura, Gestão e Pedagógica. Dentre as ações já desenvolvidas na escola o banco vem contribuindo com:
·         Projeto arborização da Escola;
·         Doação de 50% da pintura da Escola;
·         Projeto Faça uma Criança Feliz – Natal com doações de brinquedos para as crianças.
         No dia 31/05/2011 o banco estará realizou um evento em Brasília onde foi convidado sem custo algum a Diretora da Escola, a Senhora Marlene Rodrigues da Silva e a Técnica Pedagógica da Representação de Ensino Sandra Silva Viana dos Santos, para estarem presentes representando o Município de Porto Velho e conhecer melhor o projeto do Banco. 

REFLEXÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE


Neste mês de Junho dia 05, comemora-se o dia do Meio  Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos, usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. E quando falamos de Meio Ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitam, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio Ambiente tem o dever de lutar contra todos os tipos de arbitrariedades praticadas contra o mesmo.
Ei! É você mesmo! Está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente
Estou triste e arrasado
O homem me despreza
Ele não, me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porem todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer para um segundo para refletir sobre minha utilidade, e  o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome,
Que sou o ar que tu respiras.
Alias, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.
Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.
Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!
Marcos Aquino,
Queimadas – BA
COLABORAÇÃO DA ESCOLA DOM PEDRO I

ESCOLA DOM PEDRO I

Posted by Picasa

Agenda Territorial de EJA

         A Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos tem o objetivo de firmar um pacto social, para melhorar e fortalecer a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil.

        A proposta é reunir periodicamente representantes de diversos segmentos da sociedade, de cada estado brasileiro, para trabalhar em conjunto, seguindo a filosofia do compromisso pela educação, impetrada pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A intenção é estabelecer uma agenda de compromissos para o ano, em que cada estado trace metas para a educação de jovens e adultos. O Ministério da Educação é responsável por acompanhar a implementação dos trabalhos em cada localidade.

capacitação aos professores

Cursos oferecidos na plataforma Freire
Para o 2º semestre/2011
Modalidade: Distância
Professores, a formação continuada deverá sempre ser priorizada, invista na capacitação   
Formação de professores para o atendimento educacional especializado de alunos com deficiência visual na educação básica
1.       ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
2.       ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 225 horas
3.       ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA    ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
4.       ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM SURDEZ
5.       ATIVIDADE FÍSICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
6.       FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS
7.       PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
8.       TECNOLOGIA ASSISTIVA PROJETOS E ACESSIBILIDADE PROMOVENDO A INCLUSÃO
Mais informação acesse:
http://freire.mec.gov.br/previsaooferta/relatoriopdf

Conselho Escolares

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares


As famílias podem se envolver ativamente nas decisões tomadas pelas escolas dos seus filhos. Candidatar-se a uma vaga no conselho escolar é uma boa maneira de acompanhar e auxiliar o trabalho dos gestores escolares.

O Conselho Escolar é constituído por representantes de pais,estudantes,professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.

Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas.

Entre as atividades dos conselheiros estão, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.

Acompanhamento dos pais/responsáveis nas atividades escolares

Dia a dia do seu filho


* Cultive o hábito da leitura em sua casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.

Simulado Prova Brasil 2011

Prova Brasil


Nos anos em que a Prova Brasil e o Saeb são aplicados, as secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e terceira série do ensino médio, recebem os cadernos Matrizes de Referência, Temas, Tópicos e Descritores.

Os cadernos trazem informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas.

Caderno da Prova Brasil 2011 / Caderno do Saeb 2011
Palavras-chave: Prova brasil, saeb, avaliação da educação básica, matrizes de referência, matrizes

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARABÉNS A TODA EQUIPE!

Posted by Picasa

E.E.E.F.M. ESTUDO E TRABALHO

Posted by Picasa

PARABÉNS!

Posted by Picasa

MEIO AMBIENTE

A TERRA - NOSSA COMUM PEDE SOCORRO!

O que mata um jardim não e o abandono...
O que mata um jardim e esse olhar vazio
De quem por ele passa indiferente.
(Mario Quintana)
A relação entre estado e sociedade vem sendo construída com a história da própria humanidade, é o resultado dos conflitos, dos interesses, das interações e dos sonhos. Tratar dessa relação é falar sobre o poder e a vida: como se organizar e como assegurar a sobrevivência da espécie humana na nossa casa comum-A TERRA, garantindo a possibilidade viver com dignidade.
Uma breve retrospectiva da relação estado e sociedade, mostra-nos como ela moldou a história da humanidade, explodimos bombas atômicas, produzimos guerras mundiais, declaramos que todos os humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos; criamos doenças e inventamos vacinas, geramos o efeito estufa, comprometemos a biosfera, lutamos contra as mudanças do clima, excluímos dois 2/3 da humanidade, defendemos a solidariedade entre as nações, praticamos a tolerância, lutamos contra as injustiças sociais.
As interações continuam acontecendo: os conflitos de interesses e os convívios. Logo, a relação entre estado e sociedade é marcada historicamente por tudo o que construímos no agora, por nossas decisões, por nossos valores e por nossa visão de mundo.
         Construímos, também, quando respeitamos o diferente, quando não jogamos lixo na rua, quando cuidamos de nós, dos que estão a nossa volta.
Também construímos quando somos indiferentes ou omissos ou, ainda, quando estamos alheios a realidade. Quando vemos miséria, violência, corrupção, destruição do meio ambiente.
A condição de estarmos vivos exige responsabilidade e cuidado para conosco, para com o outro, com a natureza e tudo o que esta ao redor.
         A cada resposta ou omissão, definimos quem somos. A cada sim ou não, construímos essa relação. São nossas marcas deixadas na vida, nossos passos pelo chão.


          Ainda vemos nossos alunos tirando nota “10” nas provas, mas ainda assim continuam a jogar lixo na rua, no chão do ambiente escolar, atear fogo em lixo e mato indiscriminadamente, destruir trabalhos expostos ou outro tipo de ação destrutiva sem perceberem a extensão dos seus atos, sem se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem.